XIV Congresso Brasileiro de Sociologia

Sociologia: Consensos e Controvérsias

Todas as ciências avançam através de consensos construídos a partir de controvérsias, com base em debates de idéias e pesquisa empírica. Nesse momento em que a Sociedade Brasileira de Sociologia completa 60 anos parece-nos propício analisar que controvérsias se tornaram consensos e que consensos se dissiparam como forma de reflexão sobre o futuro da disciplina e da nossa sociedade.

A velocidade das mudanças nas sociedades contemporâneas abala nossos consensos, introduz novas controvérsias, exige abordagens comparadas e desafia a imaginação sociológica, dessa forma afetando nossos conceitos, pesquisas e atividades de ensino. Antigos temas ganharam novas dimensões e interpretações, outros são frutos de dinâmicas sociais que emergiram ou que eram antes ignoradas. A escolha do tema do congresso tem a intenção de estimular reflexões sobre a dinâmica das idéias, os desenhos de pesquisas e o futuro de nossa disciplina no Brasil e também em outros paises sejam eles em desenvolvimento ou desenvolvidos.

A sociedade brasileira se apresenta como um caso quase paradigmático no mundo contemporâneo por ser, de um lado, extremamente desigual e violenta e, de outro, contemplar uma enorme convivência das diferenças, no quadro de uma democracia representativa consolidada. Nossa sociedade apresenta grande capacidade de se transformar, ao mesmo tempo que conserva muitas práticas enraizadas no passado. Tendo em conta essas características, o objetivo do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia é estimular uma profunda reflexão identificando controvérsias e consensos quanto às formas mais adequadas de abordar a sociedade em que vivemos, e com isso contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais clara de nossos conceitos e nossas metodologias.

site oficial: http://www.sbs2009.sinteseeventos.com.br/

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia XIV Congresso Brasileiro de Sociologia Reviewed by davy sales on 15:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.