dilemas estudos de conflitos e controles sociais

Publicação trimestral do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS/UFRJ

>> http://www.dilemas.ifcs.ufrj.br/ <<

último número Vol. 6 - n. 4 - OUT-NOV-DEZ - 2013

Entre as leis e as normas: Éticas corporativas e práticas profissionais na segurança pública e na Justiça Criminal
Roberto Kant de Lima (rkantbr@gmail.com)
Professor da UFF
Várias etnografias sobre a práticas policiais e judiciais em perspectiva comparada (Brasil, Argentina, EUA) revelam padrões de ética policial e judicial orientadores do comportamento da polícia e da Justiça no Brasil. Esses padrões não são conformados pela lei ou por qualquer tipo de norma institucional explícita, como protocolos. São, em vez disso, tornados explícitos apenas quando têm lugar situações ruidosas envolvendo agentes dessas instituições. A discussão desenvolvida neste artigo lança luz sobre as relações entre a aplicação desses padrões éticos e a ausência dediscretion e accountability nos níveis da polícia e do Sistema de Justiça Criminal.
Palavras-chave: éticas policial e judicial, culpabilização x accountability, administração institucional de conflitos, antropologia do direito, método comparativo
Download

Apontamentos sobre o conflito e os movimentos sociais no Chile
Fernando de la Cuadra (fmdelacuadra@gmail.com)
Pesquisador do LEV e da Rupal
Este artigo reflete sobre as diversas expressões adquiridas pelos os conflitos sociais e pela violência política no Chile democrático durante os sucessivos governos da Concertación de Partidos por la Democracia, assim como durante a atual administração do pacto de centro-direita, liderada pelo presidente Sebastián Piñera. Os problemas sociais e a desigualdade na distribuição da renda têm estimulado protestos e mobilizações de diferentes setores e organizações sociais, laborais, ambientalistas e dos povos originários, aprofundando os antagonismos e a violência política entre esses atores e os governos. Esses conflitos refletem a relação contraditória entre a sociedade civil e o Estado chilenos.
Palavras-chave: conflito social, movimentos sociais, partidos políticos, democracia, governabilidade
Download

Dilemas morais de amor: Controle, conflitos e negociações em terreiros de umbanda
Kelson Gérison Oliveira Chaves (kelsongok@yahoo.com.br)
Doutorando do PPGCS/UFRN Marcos Alexandre de Souza Queiroz (madesq@hotmail.com) Professor da Secretaria Municipal de Educação de Natal (RN)

O presente texto discute, a partir de uma pesquisa em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, dilemas e conflitos morais vivenciados por pessoas que realizam os chamados trabalhos de amor, prática mágico-religiosa muito difundida em terreiros de umbanda pelo Brasil. Colocados em prática para resolver inúmeros problemas amorosos, em alguns casos esses rituais podem visar a separação de um casal ou “forçar” uma pessoa a se apaixonar por outra. É especialmente nessas situações que surgem questões e, ao mesmo tempo, elaboram-se construções sobre o que seria certo ou errado fazer, donde emergem regras de controle moral e tentativas de negociação.
Palavras-chave: amor, umbanda, práticas mágico-religiosas, conflitos morais, trabalhos de amor
Download

O círculo da punição: O linchamento como cena de acusação e denúncia criminal
Danielle Rodrigues (danielliveira@gmail.com)
Professora da Seeduc
Este artigo dá ênfase à análise da construção social dos linchamentos e à percepção desses eventos como “cena”, dotada de visualidade e dramaturgia próprias. As análises foram possíveis a partir do exame de 42 vídeos brasileiros coletados no site YouTube. A observação dos registros é útil para verificar como os conceitos “acusação”, “denúncia” e “punição” são acionados na prática por um grupo de atores que, mesmo não intencionalmente, os coloca em prática durante todo o linchamento. Nesse casos, é possível perceber a punibilidade sem limites que reifica uma única moral (a do grupo que participa do linchamento), tornando a acusação cabível e tolerada para aquele grupo.
Palavras-chave: linchamento, acusação, punição, YouTube, cena
Download

O reflexo das relações de gênero no cotidiano da violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes
Cleide Lavoratti (lavoratti@yahoo.com.br)
Professora da UEPG
Luciana Pavowski Silvestre (lupsilvestre@hotmail.com)
Chefe do escritório regional da Seds em Ponta Grossa (PR)
Este trabalho reflete sobre a dinâmica de famílias marcadas pela violência sexual, caracterizando a relação entre seus membros, estabelecendo o elo entre as relações assimétricas de poder entre homens e mulheres (além de desigualdades intergeracionais) e o cotidiano da violência intrafamiliar, em especial de caráter sexual, contra crianças e adolescentes, buscando ainda desmistificar a crença na “omissão da mãe” em relação a essas ocorrências. Geralmente, esse tipo de violência tem lugar em famílias com rompimento das fronteiras intergeracionais e dificuldade de definição de papéis, resultando em resolução de conflitos com a mediação da violência.
Palavras-chave: violência sexual, relações de gênero, criança, adolescente, família
Download

A ‘mente’ e o homicídio: A gestão da violência no tráfico de drogas em São Paulo

Paulo Artur Malvasi (paulomalvasi@usp.br)
Professor da Uniban e pesquisador do Liesp/FSP/USP
Este artigo examina as táticas proporcionadoras da expansão da influência do Primeiro Comando da Capital (PCC) e sua relação com a gestão da violência no ambiente do tráfico de drogas. Apresento os resultados de uma etnografia realizada em dois bairros da periferia de São Paulo. Descrevo o cotidiano de relações econômicas e políticas no contexto específico de tráfico e discuto as concepções nativas sobre as características definidoras do “traficante”, o lugar da violência e da inteligência na gestão dos pontos de venda e a difusão do PCC como o poder orientador do crime. Verifico como o recurso à noção nativa de “mente” compõe um contexto geracional que levou à redução dos índices de homicídios nesses locais nos anos 2000.
Palavras-chave: tráfico de drogas, homicídios, periferia, São Paulo, PCC
Download

Sobre as manifestações de junho e suas máscaras

Javier Alejandro Lifschitz (javierlifschitz@gmail.com)
Professor da Unirio
Download

dilemas estudos de conflitos e controles sociais dilemas estudos de conflitos e controles sociais Reviewed by davy sales on 18:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.